domingo, 10 de junho de 2012

Sistema Digestivo – 23/04 – 12/05


Aparelho digestivo ou sistema digestório, como recomenda a nova nomenclatura, é composto de uma série de órgãos tubulares interligados formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus. Recobrindo este tubo há um tipo de "pele" chamado de mucosa. Na cavidade oral (boca) , estômago e intestino delgado a mucosa contém pequenas glândulas que produzem líquidos específicos utilizados na digestão dos alimentos.Há dois órgãos digestivos sólidos , o fígado e o pâncreas, que também produzem líquidos utilizados na digestão , estes líquidos chegam ao intestino delgado através de pequenos tubos. Outros sistemas apresentam um importante papel no funcionamento do aparelho digestivo como o sistema nervoso e sistema circulatório (sangüíneo).

O tubo digestivo é formado por:
· Boca
· Faringe
· Esôfago
· Estômago
· Intestino delgado
· Intestino grosso
· Ânus

As glândulas anexas são formadas por:
· Glândulas salivais
· Pâncreas
· Fígado
Partes do tubo digestivo:

A boca: É uma cavidade natural, forrada por uma mucosa , que atua como porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo . é onde localizam-se os dentes ,a língua e desembocam as glândulas salivais .

Primeiras transformações: São as mecânicas e químicas ,necessárias a digestão , a primeira ,pela ação dos dentes e da língua ,durante a mastigação ; Segunda pela atividade enzimática da ptialina (ou amilase salivar) enzima presente na saliva .

Glândulas salivares: Possuímos três tipos de glândulas salivares : as parótidas ,as submandibulares e as sublinguais .elas são responsáveis pela produção diárias de cerca de um litro e meio de saliva ,que, juntamente com a mastigação ,realiza a primeira etapa da digestão . Os alimentos que contém moléculas de amido (pães, massas, batatas, farinhas etc.), sob a ação da ptialina, são quebrados em moléculas menores (maltose).

A língua: É um órgão musculoso revestido por um tecido de várias camadas a apresenta-se presa pela sua extremidade posterior ao osso hióide. Ela participa da mastigação, mantendo o alimento na linha de ação dos dentes, atua na deglutição (ato de engolir), é fundamental para a articulação das palavras e o órgão responsável pela percepção do paladar.

Faringe: É um tubo oco que liga a boca ao esôfago e também as fossas nasais á laringe, logo, a faringe é um órgão comum ao sistema digestivo e respiratório . Durante a deglutição o palato é mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para trás ,jogando-o dentro da faringe ,que se contrai voluntariamente e projeta o bolo alimentar para o esôfago , nesse momento ,a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe (glote),impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias .

O esôfago: É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários, que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos (movimentos peristálticos). Podemos concluir que o alimento não cai no estômago diretamente pela ação da gravidade. Se uma pessoa deglutir alguma coisa, mesmo estando de cabeça para baixo, o material deglutido ainda assim será levado ao estômago.

O estômago: É a parte mais dilatada do sistema digestivo, podemos comportar de dois a quatro litros de alimentos. Sua entrada denomina-se Cárdia, onde o esôfago se comunica com o estômago e a outra abertura é o Piloro que se comunica com o intestino delgado. Internamente o sistema o estômago é forrado por uma camada denominada mucosa gástrica, responsável pela produção de muco protetor e onde se alojam as glândulas gástricas, produtoras do suco gástrico, contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas ( pepsina, renina e lipase gástrica .) Em consequência da secreção de ácido clorídrico, o pH do suco gástrico fica normalmente entre 1.5 e 2.5 . A sensação de queimadura que você sente quando vomita ou regurgita alimento é causada pela acidez do suco gástrico em ação sobre membrana não protegidas .normalmente o muco forma barreira entre o epitélio do estômago e o suco gástrico e impede que o estômago se dirija a si mesmo. Quimificação é a etapa do processo digestivo que ocorre no estômago.

Intestino delgado: No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares ,iniciada na boca e continuada no estômago ,é completada ,as moléculas alimentares são então absorvidas no sistema digestivo para o sistema circulatório ,pelo qual são enviadas ás células ,nesse órgão ,atuam Na digestão dos alimentos ,o suco gástrico , suco pancreático e o bile.

Enzimas composta no suco intestinal:
·      Erepsina- transforma os peptídeos em aminoácidos.
·      Sacarase- transforma a sacarose
·      Maltase- transforma a maltose em glicose
·      Lactase- transforma a lactose em glicose e galactose.
·      Lipase entérica- transforma os lipídios em ácidos graxos e glicerol.
·      O suco pancreático é produzido pelo pâncreas que lança ao duodeno através do canal de Wirsung. As principais enzimas do suco pancreático são:
·      Tripsina- transforma em aminoácidos os peptídeos e quaisquer proteínas que não tenham sido transformada no estômago.
·      Amilase pancreática – transforma o amido em maltose
·      Lipase pancreática- transforma os lipídios em ácidos graxos e glicerol.

Produtos finais da digestão: Terminada a digestão restam no intestino substancias mais simples, que constituem os produtos finais do processo no intestino delgado recebem o nome de qualificação.
Os componentes do quilo são:

· Glicose, frutose e galactose – resultante da digestão dos carboidratos,.
· Aminoácidos- resultantes da digestão das proteínas.
· Ácidos graxos e glicerol - resultante da digestão dos lipídios .

Os produtos finais da digestão atravessam as paredes do intestino delgado e caem na corrente sanguínea. As vitaminas e sais minerais, então são distribuídos para todas as células do corpo. Depois que já houve a absorção dos nutrientes ao longo do intestino delgado, o que sobrou do bolo alimentar, (água, detritos etc.) deve ser enviado para o intestino grosso através dos movimentos peristálticos.

O intestino grosso: A principal função do intestino grosso é reabsorver água. Suas células epiteliais secretam muco, o qual lubrifica a massa de resíduo alimentar Qual vai perdendo água, resta ainda no interior grosso um material não digestivo .formam-se então as fezes, que devem ser eliminadas do organismo.

Reflexão
Pude observar qual são os órgãos que formam o sistema digestório e a função de cada um deles. E como todos são importantes para a digestão dos alimentos, e que graças a eles podemos absorver os nutrientes necessários para nos mantermos vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário