quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nutrição na gestação 30/03/2012


Nutrição na gestação

A gravida deve manter uma alimentação saudável para não ter problemas futuros como a pressão alta.
Necessidades nutricionais básicas durante a gravidez e lactação.

CALORIAS - As necessidades calóricas variam de acordo com o peso pré-gestacional, estágio da gravidez, nível de atividade física e aumento de seu metabolismo basal, de um modo geral, recomenda-se que haja um aumento na ingestão calórica de 300kcal para o 2º e 3º trimestres, não sendo considerada para o primeiro trimestre.

CÁLCIO - O cálcio é um mineral essencial pois participa na formação e manutenção dos ossos e dentes, ajuda a regular os batimentos cardíacos e a contração muscular, é necessário para a coagulação adequado do sangue, auxilia na regulação da pressão sanguínea e no equilíbrio da água intra-celular. Se você não consumir quantidades suficientes de cálcio pode apresentar gengivite, cãibras além de má formação óssea e dentária do feto. Durante a amamentação há tendência à descalcificação dos ossos em virtude da produção do leite para o bebê. As principais fontes de cálcio são os leites e derivados, tofú, sardinhas com osso, os vegetais e leguminosas também são fontes de cálcio, porém são menos aproveitados pelo organismo.

FERRO - O ferro é um mineral essencial na formação da hemoglobina (que carrega o oxigênio no sangue) e da mioglobina (que carrega oxigênio nos músculos) sendo que a carência severa provoca anemia. As principais fontes de ferro são: fígado, carnes, ovos, feijão, verduras. Para melhorar a absorção do ferro consuma junto com alimentos ricos em vitamina C (ex: frutas cítricas, tomate, couve-flor, verduras etc) e evite alimentos fontes de cálcio na mesma refeição pois estes diminuem a absorção do ferro.

FOLATO (Ácido fólico) - O folato é uma vitamina hidrossolúvel que atua na produção de núcleo celular (DNA), que determina a formação do bebê. A necessidade de folato durante a gravidez esta aumentada e como a maioria das vitaminas hidrossolúveis, o excesso ingerido é excretado não ficando armazenado no organismo.
A ingestão entre a 4ª e 9ª semana de gestação, ou mesmo antes da gestação, pode prevenir malformações abertas do sistema nervoso central (como por exemplo da espinha bífida). Os alimentos que contém ácido fólico são vegetais verdes escuros, cereais, leguminosas, ovo e leite.
 
VITAMINA A - A vitamina A participa no processo visual e no sistema imunológico da gestante além de auxiliar no desenvolvimento celular, crescimento ósseo e na formação do broto dentário. A vitamina A é encontrada em leite e derivados, gema do ovo, fígado, folhas verde escura, batata doce e muitas frutas e vegetais amarelo-alaranjados como laranja, manga, mamão e abóbora.

VITAMINA C - A vitamina C é fundamental para a formação do colágeno, que compõe a pele, ossos, cartilagem e vasos sanguíneos além de auxiliar na absorção de ferro e fortalece o sistema imunológico. As fontes de vitamina C são as frutas (ex: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi) e hortaliças (ex: brócolis, pimentões, tomate, couve-flor).

Dica:

Uma alimentação saudável deve conter quantidades adequadas de nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e água). Tanto a falta como o excesso de um ou mais nutrientes podem causar danos ao organismo.
   
A pirâmide alimentar é um guia alimentar para orientação de uma alimentação equilibrada, ela é dividida em várias partes, cada parte que compõe a pirâmide corresponde a um grupo de alimentos.

Na base da pirâmide estão os alimentos ricos em carboidratos, vitaminas do complexo B e fibras (pães, massas, batatas, arroz etc...) que têm como principal função fornecer energia nosso organismo e são necessários para o sistema nervoso e cérebro de seu bebê.
  
Logo acima da base estão dois grupos, um composto por vegetais e o outro por frutas, que são fontes de vitaminas (ex: A, C, folato...), sais minerais (ex: potássio, ferro...) e fibras, que têm como função a regulação do nosso organismo além de auxiliar na formação da placenta, vasos sanguíneos, ossos, dentes, pele e cartilagem.
  
Acima das frutas e verduras estão três grupos, o grupo do leite e seus derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha...). Estes grupos são compostos por alimentos ricos em proteínas, vitaminas A, D,B6 e B12, ácido fólico, ferro, zinco e cálcio, que desempenham uma função construtora no nosso organismo, ou seja, são necessários para o crescimento do útero e seios, desenvolvimento de músculos e sistema nervoso, formação dos diversos órgãos do bebê, bem como da placenta e das membranas que a envolvem. A baixa ingestão de proteína pode levar à má formação da placenta e ainda atraso no desenvolvimento motor, celular e nervoso do feto.
   
No topo da pirâmide estão os açúcares, os óleos e gorduras. Como podemos observar eles ocupam só a pontinha da pirâmide, portanto devem ser ingeridos em pequena quantidade durante o dia. 



Reflexão

Prendi que para se ter uma boa gestação é preciso que se siga uma dieta equilibrada de nutrientes para que o feto e a mãe possa se manter saudável até o momento do parto. E que uma boa alimentação pode contribuir também para a amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário