quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fecundação e desenvolvimento do ser humano 26/03/2012


Fecundação e desenvolvimento do ser humano 

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.
Ovulação é o fenômeno no qual o sistema genital feminino libera o ovócito, anteriormente abrigado em uma estrutura localizada no ovário chamada folículo, isso ocorre graças a ação do hormônio estrogênio. O ovócito secundário, é envolto por uma estrutura glicoproteica denominada zona pelúcida que, por sua vez, fica interna a uma camada rica em nutrientes e que confere proteção ao gameta.
Quando o homem libera os espermatozoides na ejaculação, eles se direcionam da vesícula da vagina até o útero e dele para as trompas buscando o ovócito dois que exerce uma atração química . Chegando ali, uma glicoproteína da zona pelúcida, chamada ZP3 se une ao gameta masculino, permitindo com que ele atravesse essa estrutura e atinja a membrana plasmática do ovócito, graças à ação de enzimas que ele é estimulado a liberar. Em seguida, proteínas da membrana plasmática do espermatozoide permitem a união entre as membranas de ambos, impedindo que novos espermatozoides se direcionem. A cauda do espermatozoide se degenera, e seu cromossomo se condensa ao ovócito após este sofrer meiose. Depois, todo o zigoto sofre meiose, apresentando, ao final, 23 cromossomos maternos e 23 paternos.


Reflexão

Aprendi que para se ter um desenvolvimento de um embrião é preciso que se tenha varias fases da fecundação.
1)    Passagem do espermatozóide através da corona radiata
2)    Penetração da zona pelúcida
3)   Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozoides
4)   Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino
5)   Formação do pronúcleo masculino
6)   Formação do zigoto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário