A entrevista clínica é o processo de comunicação que
ocorre entre o médico eo paciente, no desenvolvimento de sua profissão. A
comunicação é a interação que ocorre entre pelo menos duas pessoas que trocam
mensagens e conseguem se fazer consciente de seus sentimentos e ideias através de
expressões verbais e não verbais. O objetivo da entrevista clínica de cuidados
do paciente é resolver um problema de saúde. Para conseguir isso, você deve
criar um bom relacionamento médico-paciente, onde o médico deve aplicar seus
conhecimentos e sua humanidade, e o paciente sua confiança.
São três fases:
· A
etapa de contato: é para que o paciente se sinta mais a vontade e seguro com o
profissional da saúde. É o inicio da entrevista clinica, ou seja, a abertura da
relação medico-paciente. Onde a principal ferramenta é o atendimento centrado
no paciente como um todo.
· Etapa
de desenvolvimento: Chegar aonde se é preciso, sendo que o paciente esteja
relaxado e acostumado com a presença do profissional. Onde se descobre o
problema.
· Etapa
de finalização: criar um espaço de tempo para que se possa fazer um resumo de
tudo que ocorreu na entrevista, tirar duvidas, pedir exames e agendar futuras
consultas. Onde vamos preparando o paciente para que se termina a consulta.
O
que aprendi:
Aprendi como se deve fazer uma entrevista clinica
centrada no paciente em si, onde o paciente deve falar seus sintomas da doença
e o que lhe incomoda em relação a ela. Como devemos proceder e organizar a
consulta com o paciente sem que ele se sinta menosprezado.
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